segunda-feira, 27 de agosto de 2007

80 – Domingo... Diário de Viagem... San Esteban...V...

Último dia aqui em San Esteban... e logo agora... qd começo a habituar-me ao remanso aqui do “pueblo”... ; recriei rotinas... revi amigas de puberdade e adolescência... Dolores e Maribel... que agora moram e estudam em Salamanca... e só cá vêm para estar com os avós... e o melhor local para encontrar toda esta gente é a missa de domingo de manhã...; pontualmente... eu... o meu pai... e o Doug... emprestamos a nossa presença ao cenário da cerimónia... que tem uma leitura sociológica mt interessante...; os paroquianos alinham-se no interior da igreja da seguinte maneira: as mocinhas solteiras do lado esquerdo... as senhoras casadas do lado direito... os homens ao fundo e de pé...; o “cura” é um monge dominicano... novíssimo... e com uma disponibilidade litúrgica reformista... desce do altar e caminha... por entre os presentes durante a homilia... faz perguntas... e incentiva a participação dos paroquianos... fiquei impressionada... resultado... a igreja estava a abarrotar... sobretudo de jovens...; durante o jantar de ontem... eu e Doug... discutimos as enumeras hipóteses de retomar o ritmo normal do interrail... e a conclusão a que chegamos foi... de seguirmos directamente para San Sebastian... e de carro...; contactei com o Henrique que se encontra sozinho em Paris... e pedi-lhe que descesse até San Sebastian... onde nos podessemos reunir... ele achou isso desnecessário... e disse que nos espera na "cidade luz"...; volto para a casa... a tempo de ajudar a minha mãe a preparar o “Cassoulet” para o almoço... ; temos... como quase sempre... amigos do meu pai para o almoço... e normalmente militares espanhóis... desta vez é um oficial da “legión”... que vive por estes lados... amizades do tempo da guerra do “Kosovo”... e a conversa à mesa é sempre sobre episódios nostálgicos das várias guerras... por onde passaram... ; a “siesta” é feita na varanda... a ver a chuvinha a cair... e mais à tardinha... descemos à pé... uns dois quilómetros... até Santibáñes... e assistimos a uma tourada de morte... improvisada... na principal praça da aldeia... ; senti-me como uma figurante de um filme do género de “Spartacus”... ; apenas vi um touro... ñ tive nem pachorra... nem estômago... para mais... e voltei sozinha para casa... encerrei-me na minha “torre”... atarraxei os fones do ipod aos meus ouvidos com "Jump"... “Into The Groove”... "True Blue"... de Madona... e dancei até a insanidade absoluta...; depois... transpiradissima... tomei um retemperador banho de imersão...; estirei-me na minha cama... junto ao portátil... li o meu correio... e viajei pela secondlive e netlog...; de papo para o ar... sonhei... planei e anotei mil e uma coisas...

Nenhum comentário: