domingo, 19 de agosto de 2007

72 – Sábado... Início do Inter-rail...

Deitei-me tarde e levantei-me tarde... a Rita dormiu outra vez agarrada a mim... mas como eu estava tão cansada nem dei por nada... ; tomo o meu batido de fruta com iogurte... na varanda... despeço-me da minha paisagem favorita... vou durante um mês privar o meu olhar da imensidão deste fabuloso atlântico... da próxima vez que ver o mar será o Cantábrico... e depois o Mediterrâneo... ; Passo a manhã a mimar os meus bichinhos... sinto que eles perceberam que me vou ausentar... sobretudo o Pierre... que nestas alturas assume uma postura de distanciamento... como se estivesse zangado por eu ñ o levar... trepa pelos cortinados do meu quarto e embosca-se apoiado no varão do mesmo... tenho de o ir buscar... acenando-lhe com um delicioso paté de atum...; a minha preocupação é a Naomi... deixo por escrito todas a recomendações à Rita... os números de telefone... do veterinário e da clínica veterinária... com o Zulu ñ me preocupo tanto... pq ele e a Rita têm uma grande empatia... ; Almoçamos eu e a Rita no restaurante da piscina... alimento-me de melão frio com pata negra... sopa de peixe e arroz de polvo... ñ bebo álcool... apenas sumo de uva...; 14:45... e fazemos-nos à estrada... rumo à Sta Apolónia... vamos pela A5... a Rita leva-me no carro dela... meia hora depois... já tínhamos estacionado o carro... e estavamos as duas no amplo átrio da estação ferroviária... mochilona no chão... observo a catrefa de putos nordicos... que viajarão no meu comboio e peço a Deus que me dê bons acompanhantes... pq vou em couchette... e tenho de partilhar o meu espaço com outras 5 pessoas...; 16:00... Rita ajuda-me a instalar-me na couchette... os primeiros cumprimentos e os primeiros olhares furtivos... partilho o meu espaço... com duas gregas... pré universitárias... (Ireneh... e Alexandra)...; um casalinho americano em viagem de núpcias (Down e Matthew... são de Elkart... uma pequena cidade universitária perto de Indiana... no estado da Pensilvania...; ele soletra-me com um largo sorriso... o seu invulgar nome... )... criei uma grande empatia com eles logo nas primeiras conversas...; depois em Coimbra B... entrou um mocinho brasileiro ... na sua primeira viagem a Europa... Márcio... 22 anos ... recém formado em engenharia geográfica... mt simpático e prestável... ; em Fuentes de Oñoro... uma murcona... Sandra... 26 anos... bióloga... de Ermesinde... tímida... e de riso fácil... ignora-me os olhos qd fala comigo... e confessa-me que faz o interrail para esquecer um sacaninha da foz... viaja sem vontade nenhuma de voltar... ; 16:05... beijinhos e abraços... meia dúzia de lágrimas... a Rita desce do Sud-Express... e um minuto depois... estamos em andamento... Burgos é a minha primeira paragem... daqui a 10 horas... ; Ireneh e Alexandra têm um mau domínio do inglês... por isso concentro-me no casalinho americano... e até Coimbra... tagarelamos... sobre as nossas anteriores viagens...; depois de Coimbra... com a chegada de Marcinho... vou até ao bar com as duas mocinhas gregas... e lá ficamos durante uma horita...; no retorno... convivo no corredor com Marcinho... e uns rapazes marroquinos... e por volta das 21:30... vamos os dois jantar... à carruagem restaurante...; como um bife com batatas fritas... ovo estrelado e salada... e apenas bebo água... o Márcio... um pouco inseguro... imita-me nos pedidos... ; passa das 22:30... hora de Espanha... o comboio faz uma paragem mais longa em Fuentes de Oñoro... junto à fronteira com Vilar Formoso... onde se enche por completo...

Nenhum comentário: