sexta-feira, 24 de agosto de 2007

77 – Quinta-Feira... Diário de Viagem... San Esteban...II

A conversa de ontem com o meu pai... fez com que alterasse os meus planos de viagem... enfim... vou mesmo passar aqui o fim de semana... o que ñ me desagrada... pq gosto mt desta região... mas preocupa-me é o facto do meu acompanhante de viagem... Henrique... já se encontrar em Paris... e necessariamente ter de ficar aí mais dias a nossa espera...; mas penso manter as estadias em Zumarraga e San Sebastian... talvez anular Saragoça... ou ficar menos dias em Bale e Tramelan na Suíça... o meu objectivo principal...é estar no dia 1 de Setembro em Cadaqués... na Catalunha... onde Jordi vai estar a filmar...; acordo normalmente com os meus despertadores naturais... a primeira vez que aqui estive... tinha eu 13 anos... e lembro-me que era a época das cerejas... em frente à casa temos duas enormes cerejeiras... e que podem ser colhidas desde a varanda do primeiro piso... mas temos um escadote... que se encosta aos ramos mais fortes... e se colhe as cerejas... para umas enormes cestas... isso em Maio... e Junho...; agora no quintal temos pêssegos... e cada um de nós tem a sua árvore... as maçãs e as peras ainda estão verdes... ; a envolver o telhado e os pilares de cimento... do recinto onde se encontra a enorme mesa de pedra... e o enorme forno à lenha... existem alguns pés de videira de uva branca... mas isso só para meados de Setembro... é que uvas ainda ñ estão maduras... ; desço até a cozinha do primeiro piso... são seis e picos... e como eu previa... só o meu pai está de pé... ; pego num alguidar e vou colher alguns pêssegos... tomates... pepinos... acelgas... e pimentos...; no retorno à cozinha... o meu pai convida-me para assistir a uma matança de um borrego... amanhã ao anoitecer... ; consta na família... que eu ñ só adoro matar ... mas tb tenho muito jeito para esfolar animais... ñ sei se a fama é boa ou má... mas é totalmente verdadeira... aprendi a técnica com o meu pai... desde mt novinha... e já esfolei... coelhos... novilhos... nusses... pacaças... borregos... etc...; O plano para esta manhã era fazer um traking... até um “pueblo” chamado Valero... famoso pela qualidade do seu mel... isso exigiria contornar duas montanhas... enfim uns 12 quilometros... mas ñ se realizou por falta de voluntários...; depois do pequeno almoço... descemos até ao “polideportivo”... e fazemos uma partidinha de basket... dois para dois em apenas uma tabela... eu e o meu pai... contra a Kika e o Doug...; pareciam favas contadas... para o parzinho... "ninfeta e madeireiro"... mas ñ contavam com o “Vanzeller Rules”... quer dizer... o rambo do meu pai introduzindo novas regras no jogo... regras que nos favoreciam... obviamente...; uma hora depois... e completamente molhados de suor... nós aguentavamos estoicamente uma vantagem de 8 pontos... apesar de a Kika ter feito sempre uma contagem paralela... que lhes dava vantagem em 4 pontos...; o jogo terminou com um abraço molhado e transpirado... entre o rambo e o madeireiro... surpreendeu-me positivamente a condição física do meu pai... completamente seco de carnes... e com as articulações ainda funcionais...; voltamos para casa eu e a Kika pela rua principal do pueblo... abraçadas... despenteadas... transpiradas... gingonas... e a cantar “Tengo una Camisa negra” de Juanes... enquanto os dois “machotes” deixaram-se ficar pelo bar... a tomar “una caña”...; a hora do lanche... descemos todos... até ao rio... e junto a ponte romana... nadamos... pequinicamos... e lançamos papagaios...

Nenhum comentário: