quinta-feira, 6 de setembro de 2007

90 – Quarta-Feira... Diário de Viagem... Basel... II...

Numa quinta o levantar cedo faz todo o sentido... e esta gente aqui levanta-se às 5:00 tds os dias... menos ao domingo... por isso... e mt solidária lá me levanto tb às cinco da manhã... ; sei por experiência própria.. que viver numa quinta menonita... implica trabalhar... pq em todos os actos está presente a ética do trabalho... por isso ofereço minha utilidade e a de Doug... o que é prontamente aceite...; o Doug... fica encarregue de ir levar e ir buscar as crianças (apenas 4) ao kindergarten... e eu vou para a cozinha... como ajudante...; Ontem a noite participei no serão... aqui janta-se às 19 em ponto... e qd falo em serão estou-me a referir ao período entre às 22:00... e a meia noite...; as refeições são longas... e e muito participadas... comigo e com o Doug... somos 9... ao todo...; como dizia... participei no serão e com mt dificuldade... pq apenas se falava em Suíço-Alemão... e se o meu alemão... já é mt curto... imagine-se o meu Suíço alemão... mas eles todos falam bem o francês... e o inglês... ; no serão conversei sobretudo com um primo meu... mt afastado... eu sou uma pequena folhinha na enorme arvore genealógica dos Berger... e o Michel contava-me e ilustrava-me com um enorme álbum de fotografias... que no ano passado e durante oito meses... tinha refeito... tb numa moto... o trajecto que Che Guevarra... e Alberto Granado... fizeram pelos vários países da América do sul... na sua moto “La Poderosa...; fascinou-me a audácia...; a comida servida nas refeições respeita o princípio da austeridade e simplicidade... há uma autentica ausência de molhos... normalmente come-se ... carne de... vaca... carneiro... coelho... galinha... (porco ñ se come... nem enchidos) com legumes... e hortaliças... produzidos numa horta que fica mesmo junto à cozinha...; à noite come-se sempre peixe... cozido...assado... grelhado... estufado... com... legumes e hortaliças...; o azeite de oliva... é o único molho... visível...; o pequeno almoço é a minha refeição preferida... o café é moido na altura... é coado num saco de flanela... que se enche de pó de café... e depois se despeja água a ferver... e enfim... fica a cozinha com um agradável aroma a café...; o pão... de mistura... é feito 3 vezes por semana... num forno de padeiro...; depois existem os queijos... a manteiga... os yogurtes... o original “muesli”... e o imperdível... “Strudel de maçã”... vou sair daqui com uns quilitos...; durante a manhã acompanho a Kika e o Henrique a Tramelan... somos transportados pela Marguerite... na sua carrinha Citroen Xantia... as pazes com a Kika são feitas na emocionada despedida... com um abraço prolongado e mts lágrimas... o Henrique retorna comigo...; à chegada tenho a surpresa da presença de um amigo virtual... do netlog e sobretudo da secondlive... Sérgio Van Dunem.. que é piloto de aviões e está em Basel a fazer uma actualização qualquer... ele almoça... lancha e janta... connosco... é educado... divertido e de uma simpatia extrema...; à tardinha damos um demorado passeio pela povoação de Bruderholz...

Nenhum comentário: