sábado, 6 de outubro de 2007

112 – Sábado... Viagem à minha Terra II...

Noite de Ontem e Manhã cedo de Hoje...

Ontem à noite... qd cheguei a Évora... tive a surpresa agradável de encontrar em casa dos meus pais... o meu irmão mais novo... Rui...;

chateamo-nos em Paris... durante o inter-rail... ele acabou por lá ficar... a namorada entretanto teve alguns problemas de saúde... sequelas de um acidente de sky aquático... e está hospitalizada em Paris... e ele está aqui mt tristinho...;

a presença dos dois faz accionar o alarme do meu pai... uma vez que ele nos considera uma mistura explosiva... fonte de inúmeros problemas... no passado... o Rui tem a gasolina e eu o nitróxido... e adoramos misturar os dois... ;

a minha mãe resigna-se e diz... “sois os dois... os filhos mais parecidos com o vosso pai...”e depois remata... “aliás... sois idênticos... em tudo...”;

“tá mais calmo e mais adulto desde Kandahar... a guerra fez-lhe bem a caximónia”... diz-me o meu pai referindo-se ao meu irmão... e parece-me que tem razão...;

depois do jantar circulamos os 4 um pouco pelo centro histórico e sentamo-nos... no bar do costume... na praça do Giraldo... ;

bebi um chá de menta... depois deu-me o sono e voltei sozinha p’ra casa... e dormi até ás 5 e meia da manhã...;

acordei mt preguiçosa... fiz a minha higiene pessoal... e deslizei até a cozinha onde encontrei o esperado... o meu pai... a mastigar fatias de uma paleta de porco preto... com broa de Avintes... e a beber ... “cabeça de burro”... numa tigela de barro... o meu irmão tb andava por ali...;

pedi a bênção... sentei-me e juntei-me ao saque...

Fim da Manhã... Tarde e Noite...

Sábado... como todos os sábados qd estou em Évora ir ao mercado pela manhã a acompanhar a minha mãe... é um exercício de sacrifício... pq... e quero que Freud me explique... odeio mercados...;

ao fim da manhã saí um pouco com o meu irmão Rui... e conversamos bastante... sobre as nossas pequenas angustias... eu tenho o meu Jordi a milhas... perdido entre camelos e palmeiras... e ele tem a sua petite demoiselle... hospitalizada... depois de um acidente de sky aquático...;

para o almoço a minha mãe preparou um simples arroz de lingueirão... eu estava mais atenta as filhoses... que degustei no final... depois da cozinha arrumada... com um delicioso brandy&mel...;

a tarde passou-se agradavelmente em família na sala de estar... a ver um filme que passava na TVI... “Os fura Casamentos”... ;

pela noitinha descemos até ao restaurante do costume... e jantamos tranquilamente os quatro... eu comi... um ensopado de safio... como sobremesa pedimos uma sericaia inteira de ameixas... e ñ sobrou nadinha...

terminei o dia no meu quarto... sossegadinha a ler... mt divertida “A Epopeia de Mr. Skullion” de Tom Sharpe... que me emprestou o meu irmão...


Um comentário:

Larko disse...

Agora entendo o degustar de cada palavra... aprecias boa comida e o paladar também ele nos ensina cheiros cores e sons...
Tu senhora de Evora, apaixonada, pendular entre um chegar de sol e uma vertigem de noite... eu senhor também de meus montes... não procuro semelhanças basta me uma ... esta coisa das reticencia... talvez um dia mereça sorriso ou resposta, mas só ler.te basta sinceramente... Montemor o novo é a minha terra...ou pelo menos a outra...quando abraço o tempo e peço-lhe para m deixar estar com aqueles que gosto sempre.

As melhoras para a namorado do teu mano!